3 de outubro de 2014

#HortaemCasa - Maria Fernanda



Minha casa tem um quintal bem pequeno e bem irregular, com uma escada fixa que ocupa uma boa parte do espaço. Desde que a escada foi colocada, minha mãe aproveitou o espaço debaixo pra cultivar plantas e alguns temperos porque é um espaço que faz sombra e quando chove a água não cai direto em cima dos vasos empoçando tudo. Nós já tínhamos um vaso com pimenta, hortelã e salsa cultivadas de forma orgânica, as mudas foram compradas de produtores rurais na feira. Então, para esse projeto resolvi plantar mudas de cebolinha e sementes de pimenta biquinho.
Pra começar, peguei dois vasos pequenos, pois o problema do espaço é grande, em um vaso plantei as sementes de pimenta e no outro as mudas de cebolinha, à medida em que for crescendo vou passar pra vasos maiores.
 Pra se ter uma terra boa pra plantio, é bom deixa-la descansando com matéria orgânica, tipo casca de alimentos, assim a terra fica mais fértil! A terra que peguei é da horta da minha vizinha, então já tem matéria orgânica mais que disponível.
Coloquei o vaso cheio de terra até mais da metade, coloquei as sementes e as mudas e completei o nível da terra, foi bem simples e rápido. O resultado final da operação vocês veem abaixo nas fotos.
Dica: não deixe seu gato solto no quintal, ele vai querer acabar com as cebolinhas! 


Preparação do Plantio

Sementes de pimenta
Mudas de Cebolinha
Depois de plantadas

Tire o gato de perto! 

Cultivos que já tinha em casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário