13 de outubro de 2014

#HortaemCasa - Fernanda


Como muito de vocês, eu não tinha uma horta. A ideia do nosso trabalho surgiu quando vimos que a maioria do nosso grupo também não tinha e alguns nem tinham interesse em ter. Então quando escolhemos esse tema, nos comprometemos a cada um iniciar o projeto de uma agricultura orgânica em casa.
Hoje venho falar como comecei a minha. Eu não tinha a menor ideia de como começar. Mas tive ajuda, uma grande amiga tem horta há anos e resolveu me ajudar com o primeiro passo e também o mais importante: a preparação da terra!
Começamos colocando brita no fundo do vaso, sem furá-lo, e por cima da brita colocamos uma sacola plástica. Dessa forma, o cultivo em casa fica mais simples pra quem tem uma vida corrida, pois a água fica retida e não é preciso molhar todos os dias, desde que o vaso não fique no sol.
A terra é colocada por cima do plástico e pode ser misturada com tudo de orgânico que se possa encontrar, na minha, por exemplo, teve uma mistura de casca de ovos, casca de batatas, borro de café (o resto do pó de café que sobra no filtro depois que passamos o café), de preferência que tudo realmente seja orgânico, mas isso é bem difícil de fazer.
Depois de tudo junto e misturado, é necessário que a terra absorva todos os nutrientes que estão sendo oferecidos a ela. Para isso, o tempo de uma semana é suficiente.Lembrando sempre de molhar a terra e misturá-la, para manter sua homogeneização, e para que os nutrientes fiquem totalmente espalhados pela terra.

     Depois é somente plantar suas mudas e sementes, espero que tenha ajudado.

Venha fazer parte do Movimento Sem Horta!








Um comentário: