20 de outubro de 2014

Agricultura Biodinâmica x Agricultura Orgânica



A Agricultura Biodinâmica é um modelo agrícola de produção, que nasceu em 1924, através de um ciclo de oito palestras proferidas por Rudolf Steiner, criador da Antroposofia.
Assim como na Agricultura Orgânica, a Agricultura Biodinâmica não utiliza adubos químicos, venenos, herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios.
A diferença, é que, além disto, ela busca a individualidade agrícola, procurando a integração e harmonia entre as várias atividades de uma propriedade como horta, pomar, campo de cereais, criação animal e florestas nativas.
Trabalha também com o conhecimento do ciclo cósmico, pois para os agricultores biodinâmicos, o reino vegetal não se emancipou das forças cósmicas, sendo um reflexo do que se passa no Cosmo.
Para intensificar as relações e forças terrestres e cósmicas que agem nas plantas, a Biodinâmica usa preparados homeopáticos feitos de minerais, esterco bovino e plantas medicinais, promovendo assim, a vitalidade nos alimentos.
Os agricultores usam o Calendário Astronômico Agrícola como uma importante ferramenta de orientação para os melhores momentos de se trabalhar a terra: plantio, tratos culturais, colheita, etc., eles buscam a cura da terra, a produção de alimentos com a verdadeira vitalidade, o respeito ao meio ambiente, ao agricultor com suas tradições e ao consumidor.

  • Para reconhecer um produto biodinâmico é só procurar a marca DEMETER no rótulo do produto. Demeter é a marca mundial dos alimentos provenientes da Agricultura Biodinâmica. Os produtos Demeter são alimentos de alto valor biológico e nutricional, cultivados e processados seguindo novos parâmetros culturais, espirituais, sociais e econômicos.




  • Por que não encontramos a mesma variedade de produtos durante todo o ano, como na agricultura convencional? A Agricultura Biodinâmica respeita a capacidade do sistema de produção, o ciclo de vida das plantas, e a sua relação com a natureza. Por isso, os produtos são sazonais, mas de alto valor biológico, nutricional e vital.


  • Por que devemos consumir alimentos biodinâmicos? Segundo Steiner, criador da agricultura biodinâmica, “a única coisa que torna viável a vida física na Terra, é sem dúvida, a agricultura”. E que, “é a agricultura, a atividade que mais foi afetada pela vida espiritual moderna”. Com isto, as pessoas passaram a se alimentar de forma incorreta. Os alimentos já não continham mais o que “realmente” os animais e seres humanos necessitavam para seu desenvolvimento pleno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário